Pesquisar este blog

domingo, 9 de julho de 2017

Bo77ada na Concorrência!

Piloto finlandês não tem concorrência à altura e vence pela segunda vez na Fórmula 1; Felipe Massa pontua com nono lugar


Vatteri Bottas
Não teve para ninguém. Depois de reagir em 0s2 na largada e fazer Sebastian Vettel suscitar dúvidas no rádio sobre uma queima que não ocorreu, Valtteri Bottas teve um dia não menos que perfeito no Red Bull Ring, na Áustria. O finlandês da Mercedes ganhou sua segunda corrida na carreira sem ter concorrência neste domingo (9) em Spielberg.
Bottas apenas perdeu a liderança quando parou para fazer seu pit stop, na volta 41, e sofreu um pequena pressão de Vettel que deu emoção ao final da corrida. De resto, o finlandês foi absoluto na Áustria.
Em segundo ficou Sebastian Vettel. O alemão não pôde com Bottas, mas aumentou sua diferença para Lewis Hamilton no campeonato de 14 para 20 pontos após corrida ruim do britânico. Hamilton não esteve bem durante a prova, e apesar de ter ensaiado uma recuperação, chegou apenas em quarto após sofrer bastante com bolhas nos pneus traseiros.
O pódio foi completado por Daniel Ricciardo, que passou Raikkonen na largada e foi para seu quinto top-3 seguido nesta temporada. Ele precisou se defender de Hamilton nas últimas voltas, quando o inglês chegou a colocar do lado do australiano. Kimi foi o quinto.
Felipe Massa conseguiu se recuperar de sua péssima classificação, e saiu da Áustria marcando pontos. O brasileiro foi beneficiado pela grande confusão da primeira curva subiu ao top-10, foi o último a parar após largar de pneus macios e chegou em nono lugar.
O dia foi ruim para Fernando Alonso e Max Verstappen, que foram tocados por Daniil Kvyat na primeira curva e tiveram que abandonar. Por ocasionar o acidente, o russo recebeu uma punição de drive-through.

A corrida

Na largada, Bottas pulou bem, com Vettel em segundo e uma grande briga entre Raikkonen, Grosjen e Ricciardo pelo terceiro. Uma má largada de Max Verstappen acabou prejudicando o holandês, que se tocou com Daniil Kvyat e Fernando Alonso. O espanhol e o holandês foram obrigados a abandonar.
O top-5 era Botas, Vettel, Ricciardo, Raikkonen e Grosjean, com Hamilton em sétimo. O britânico ganhou o sexto de Perez na sexta volta, enquanto Massa já era o nono após se aproveitar a confusão na primeira curva.
Hamilton passou Grosjean pelo quinto lugar na volta nove.
Pouco aconteceu até as primeiras paradas, quando Hamilton, que já pressionava Raikkonen, conseguiu o undercut com uma rápida parada nos pits para subir para a quarta posição e começar a pressionar Daniel Ricciardo.
No entanto, os pneus de Lewis tiveram bolhas e ele teve de se contentar com a quarta posição.
Massa foi o último a parar, e nas voltas finais pressionou Ocon pelo oitavo lugar, mas não conseguiu a ultrapassagem.
O fim da prova foi emocionante, com Bottas segurando Vettel e Ricciardo fazendo o mesmo com Hamilton, que terminou fora do pódio.
A próxima corrida acontece semana que vem, na Inglaterra.

Grande festa em Caruaru! Copa Truck um Sucesso!

Mercedes-Benz conquista primeira dobradinha na abertura da Copa Nordeste



CARUARU – Felipe Giaffone, da Volkswagen, e André Marques, da Mercedes-Benz, dividiram as vitórias na etapa de Caruaru da Copa Truck, abertura da Copa Nordeste. Giaffone subiu ao alto do pódio pela terceira vez seguida ao final da primeira bateria disputada neste sábado no Autódromo Internacional Ayrton Senna, na sequência do domínio exercido recentemente em Campo Grande. Mas viu sua invencibilidade cair no complemento da programação com o primeiro lugar de André Marques, que comandou a primeira dobradinha da Mercedes-Benz na nova categoria ao receber a bandeirada quadriculada escoltado pelo companheiro Wellington Cirino. Com os resultados, Giaffone assumiu a ponta da classificação com 46 pontos, seguido de perto por Cirino (44).

As duas provas obedeceram a um roteiro similar. Na primeira, Giaffone aproveitou a pole para ganhar de ponta a ponta e ainda estabelecer a volta mais rápida, depois de manter uma distância segura de Cirino, o segundo colocado no grid. Djalma Fogaça (Ford) completou o pódio. A segunda viu o pole Roberval Andrade (Iveco), sexto colocado na corrida 1 e beneficiado pela inversão do grid, perder a chance de ganhar pela segunda vez na Copa Truck ao cumprir a pena de passagem pelos boxes por queima de largada. A partir daí, Marques não encontrou dificuldades para impor seu próprio ritmo até cruzar a linha de chegada. Giaffone e seus companheiros de equipe Renato Martins e Adalberto Jardim fecharam o Top 5.

Se confirmou o favoritismo que os próprios companheiros lhe creditavam, Giaffone reconheceu que a ascensão da Mercedes transforma em incógnita o desfecho da Copa Nordeste no próximo dia 23 em Fortaleza. “Eles têm um equipamento totalmente e com enorme potencial de crescimento, o que não ocorre com a gente. Mas foi de ótimo tamanho o que conseguimos aqui. Eu já sabia que repetir a vitória na segunda seria complicado porque não é fácil ultrapassar neste circuito”, afirmou o líder da classificação de pilotos.

Marques e Cirino comemoraram o feito sobre os trucks. “Começamos o ano atrasados e sabíamos que seria difícil, mas tínhamos confiança no trabalho da equipe. Com o investimento dos nossos parceiros, esse resultado tinha mesmo de sair”, disse Marques. Ele sublinhou que a possibilidade de vitória seria real mesmo sem a punição aplicada a Roberval. “Chegamos à frente dele na primeira e tínhamos, sim, condições de brigar com ele na segunda.” E mandou um recado para os rivais. “Eu já havia avisado no meio da semana que vínhamos para brigar pelo título da Copa Nordeste. Estamos aí”, completou. Cirino minimizou a declaração de Giaffone, segundo o qual a Mercedes-Benz pode estar agora um “pelão” na frente. “Este é um truck que a gente construiu do zero, com uma concepção diferente de chassi, então sabemos que vai crescer. Mas falta muito ainda”, acrescentou.

Os pernambucanos não levaram sorte em casa: Beto Monteiro, campeão da Copa Centro-Oeste, saiu no fim do grid por causa de um problema elétrico nos treinos classificatórios que complicou de vez sua participação em Caruaru. O estreante Sérgio Ramalho não pôde aproveitar o surpreendente quarto lugar no grid e também enfrentou dificuldades com uma falha no motor que o impediu de largar na primeira bateria. Na segunda, saindo dos boxes, conseguiu completar somente quatro voltas.

Os resultados em Caruaru:

Corrida 1
  1. 4 Felipe Giaffone (VOLKSWAGEN) - 13 voltas em 25min12s592
    6 Wellington Cirino (MERCEDES) - a 0s490
    3. 72 Djalma Fogaça (FORD)- a 12s527
    4. 5 Adalberto Jardim (VOLKSWAGEN) - a 13s805
    5. 77 André Marques (MERCEDES) - a 14s217
    6. 15 Roberval Andrade (IVECO) - a 15s667
    7. 73 Leandro Totti (VOLVO) - a 16s964
    8. 9 Renato Martins (VOLKSWAGEN) - 33s646
    9. 7 Debora Rodrigues (VOLKSWAGEN) - 35s360
    10. 99 Luiz Lopes (IVECO) - 45s231
    11. 13 Witold Ramasauskas (MAN) - 46s637
    12. 25 Jaidson Zini (SCANIA) - a 55s412
    13. 88 Beto Monteiro (IVECO) - a 1 volta
    14. 12 José Maria Reis (SCANIA) - a 2 voltas
    15. 83 Regis Boessio (VOLVO) - a 4 voltas
    NÃO COMPLETARAM
    16. 28 Danilo Dirani (SCANIA) - a 6 voltas
    17. 44 Joel Mendes Jr (SCANIA) - a 7 voltas
    18. 35 David Muffato (VOLKSWAGEN) - a 7 voltas
    19. 33 Pablo Alves (FORD) - a 8 voltas
    20. 47 Duda Bana (SCANIA) - a 9 voltas
    21. 53 Sérgio Ramalho (FORD) - não largou
Corrida 2

  1. 77 André Marques (MERCEDES) – 10 voltas em 19min59s748
    2. 6 Wellington Cirino (MERCEDES) – a 2s615
    3. 4 Felipe Giaffone (VOLKSWAGEN) – a 5s847
    4. 9 Renato Martins (VOLKSWAGEN) – a 9s336
    5. 5 Adalberto Jardim (VOLKSWAGEN) – a 12s419
    6. 15 Roberval Andrade (IVECO) – a 16s127
    7. 99 Luiz Lopes (IVECO) – a 17s703
    8. 25 Jaidson Zini (SCANIA) – a 27s245
    9. 13 Witold Ramasauskas (MAN) – a 32s419
    10. 88 Beto Monteiro (IVECO) – a 50s725
    11. 33 Pablo Alves (FORD) – a 1min46s487
    12. 7 Debora Rodrigues (VOLKSWAGEN) - a 1 volta
    13. 35 David Muffato (VOLKSWAGEN) – a 2 voltas
    NÃO COMPLETARAM
    14. 53 Sérgio Ramalho (FORD) – a 6 voltas
    15. 47 Duda Bana (SCANIA) – a 6 voltas
    16. 83 Regis Boessio (VOLVO) – a 8 voltas
    17. 72 Djalma Fogaça (FORD) – a 10 voltas
    18. 12 José Maria Reis (SCANIA) – a 10 voltas


A classificação dos pilotos:

1 – Felipe Giaffone, 46 pontos
2 – Wellington Cirino, 44
3 – André Marques, 41
4 – Adalberto Jardim, 34
5 – Renato Martins, 31
6 – Roberval Andrade, 30
7 – Luiz Lopes, 25
8 – Djalma Fogaça, 24
9 – Jaidson Zini e Witold Ramasauskas, 22
11 – Débora Rodrigues, 21
12 – Beto Monteiro, 19
13 – Leandro Totti, 14
14 – Pablo Alves, 12
15 – David Muffato e Régis Boessio, 11


Copa Truck

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Em um dia nublado começa os treinos da Copa Truck!

Vento e chuva no caminho dos pilotos no primeiro treino livre da Copa Nordeste

Leandro Totti (Caruaru)
(Fabio Oliveira/Radical Motors/MF2)
CARUARU - A Copa Truck deu a acelerada inicial para a Copa Nordeste, o segundo dos três torneios regionais da mais nova categoria nacional, com o primeiro treino livre na tarde desta quinta-feira no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru (PE). Com ventos fortes e a pista molhada por uma constante garoa, o paranaense Leandro Totti abriu o dia como o mais rápido da sessão.
Leandro Totti 
(Fabio Oliveira/Radical Motors/MF2)
O piloto do Volvo #73 marcou sua melhor volta em 2min13s289. Sua estratégia foi permanecer o máximo de tempo na pista para se adaptar ao asfalto molhado. “A pista estava um sabão, bem lisa. Entretanto, o truck está bem equilibrado. Fiquei 30 minutos direto andando na pista para pegar bem a mão. Não tomei nenhum susto, e o equipamento está rápido. Tivemos alguns problemas de quebra nas primeiras etapas e a equipe trabalhou duro para resolvê-los. Espero que aqui esteja tudo legal”, disse.

Por conta do resultado, Totti agora torce por uma chuva que havia muito tempo não caía tão constantemente na principal cidade do agreste pernambucano. “O truck está bem equilibrado nas duas condições, só que agora eu prefiro que chova. Andei sem pneu de chuva, e foi muito bom”, explicou.

David Muffato colocou a Volkswagen em segundo lugar com o tempo de 2min14s009, seguido de Wellington Cirino, fazendo de fato a estreia da Mercedes-Benz na Copa Truck, com 2min14s212. Renato Martins (VW), Roberval Andrade (Iveco), Regis Boessio (Volvo), o ídolo local Beto Monteiro (Iveco), Joel Mendes Jr (Scania), André Marques (Mercedes) e Luiz Lopes (Iveco) fecharam os dez primeiros colocados da folha de tempos.

Danilo Dirani, Jaidson Zini, Sérgio Ramalho, Fábio Fogaça e Djalma Fogaça não entraram na pista, assim como Felipe Giaffone. Logo mais, às 15h20, acontece o segundo treino livre.

Resultado do 1º Treino Livre
1. 73 Leandro Totti (VOLVO) – 2min13s289
2. 35 David Muffato (VW) – 2min14s009
3. 6 Wellington Cirino (MERCEDES) – 2min14s212
4. 9 Renato Martins (VW) – 2min14s971
5. 15 Roberval Andrade (IVECO) – 2min15s923
6. 83 Regis Boessio (VOLVO) – 2min16s062
7. 88 Beto Monteiro (IVECO) – 2min16s182
8. 44 Joel Mendes Jr (SCANIA) – 2min17s638
9. 77 André Marques (MERCEDES) – 2min18s698
10. 99 Luiz Lopes (IVECO) – 2min19s170
11. 47 Duda Bana (SCANIA) – 2min19s635
12. 7 Debora Rodrigues (VW) – 2min20s179
13. 13 Witold Ramasauskas (MAN) – 2min20s817
14. 5 Adalberto Jardim (VW) – 2min23s079
15. 28 Danilo Dirani (SCANIA) – sem tempo
16. 25 Jaidson Zini (SCANIA) – sem tempo

Copa Truck

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Os Brutos estarão de volta a Caruaru !! Copa Truck Seja Bem vinda!!!

Rodada inaugural da Copa Nordeste será disputada sábado na Capital do Agreste


Caminhão da Equipe Iveco (Pernambucano Beto Monteiro)
RECIFE – Duas sessões de treinos livres, ambas com duração de uma hora, abrem nesta quinta-feira a programação da etapa de Caruaru da Copa Truck, primeira rodada dupla da Copa Nordeste. Excepcionalmente, as corridas no Autódromo Internacional Ayrton Senna serão realizadas no sábado com expectativa da presença de grande público da Capital do Agreste e região. Os torcedores pernambucanos poderão torcer por seus representantes, Beto Monteiro, que acaba de se tornar o primeiro campeão da categoria com a conquista da Copa Centro-Oeste, e o estreante Sérgio Ramalho.

Equipes e pilotos deveriam começar a chegar nesta quarta-feira a Caruaru, distante cerca de 135 quilômetros de Recife. Monteiro passou a véspera na capital de Pernambuco atendendo a compromissos com a imprensa sem esconder o otimismo com a possibilidade de voltar a subir ao pódio. “O truck da Iveco é muito consistente em ritmo de corrida e isso será fundamental num circuito que é muito técnico para os pilotos, mas também exige bastante do equipamento”, destacou.

Piloto Pernambucano Beto Monteiro
Beto Monteiro reconhece que o êxito imediato de Felipe Giaffone – estreou no complemento da Copa Centro-Oeste em Campo Grande e levou todos os 51 pontos em disputa, com pole, duas vitórias e duas melhores voltas – não pode ser menosprezado. “Sempre digo que ali existe a fusão de um ótimo truck com um piloto fantástico. Ele é inegavelmente o cara a ser batido, até porque tem um excelente retrospecto e ganhou várias vezes em Caruaru, mas estou pronto para estragar a festa dele”, avisou o recifense.

Ingressos continuam à venda em diversos pontos de Caruaru e também do Recife e região metropolitana. Os locais podem ser consultados no site oficial www.copatruck.com.br. Além da Copa Truck, estarão em ação os carros das categorias Marcas e Pilotos e Superturismo.

A programação é esta:

Quinta-feira

09h00/10h00 – Marcas e Pilotos e Superturismo (1º treino livre)
11h00/12h00 – Marcas e Pilotos e Superturismo (2º treino livre)
13h00/14h00 – Copa Truck (1º treino livre)
14h10/15h10 – Marcas e Pilotos e Superturismo (3º treino livre|)
15h20/16h20 – Copa Truck (2º treino livre)

Sexta-feira

09h00/10h00 -  Copa Truck (3º treino livre)
10h30/11h00 – Superturismo (treino classificatório)
11h10/11h40 – Marcas e Pilotos (treino classificatório)
12h10/13h40 – Copa Truck (treino classificatório)

Sábado

09h20 – Superturismo (1ª etapa)
11h25 – Marcas e Pilotos (1ª etapa)
14h08 – Copa Truck (1ª etapa da Copa Nordeste)
14h46 – Copa Truck (2ª etapa da Copa Nordeste)