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Will Power continua sendo o único vencedor da SP Indy 300. O australiano fez prova cerebral na edição 2012 disputada nesse domingo (29) – no Anhembi – e cruzou a linha de chegada na primeira posição, contando com ritmo consistente, economia de combustível e estratégia conservadora. Ryan Hunter-Reay, que havia liderado o warm-up, consolidou o bom ritmo e terminou na segunda posição, enquanto Takuma Sato conseguiu um impressionante terceiro lugar, depois de largar da última fila. Helio Castroneves foi o melhor brasileiro, no quarto lugar, depois de largar do 18º lugar.
Nas duas horas de prova, foram 46 minutos em bandeira amarela, que decretou cinco entradas do Pace Car na pista.
Dario Franchitti, que ocupou o segundo lugar por boa parte da prova, foi prejudicado por um toque, mas se recuperou e foi o quinto colocado, à frente de James Hinchcliffe, outro que teve presença constante no grupo dos dez primeiros. JR Hildebrand foi o sétimo, à frente de Charlie Kimball, Ernesto Viso e Rubens Barrichello, que completaram o top-10 ao final das 75 voltas.
Tony Kanaan foi o 13º colocado, enquanto que Bia Figueiredo foi a 20ª. Ambos tiveram problemas em um acidente que envolveu oito carros no fim da corrida.
Como foi a SP Indy 300:
Na largada, Will Power manteve a ponta com facilidade no primeiro S, assim como Dario Franchitti ficou com seu segundo lugar e Scott Dixon sustentou o terceiro. Boa largada também para Graham Rahal e Josef Newgarden, que pularam para a quarta e quinta posições, respectivamente.
Depois das poucas alterações da primeira volta, os dez primeiros na volta 3 eram: Power, Franchitti, Dixon, Rahal, Newgarden, Conway, Hinchcliffe, Hunter-Reay, Andretti, Briscoe. Barrichello era o 11º, Kanaan 12º, Castroneves 20º e Bia Figueiredo 21ª. Na quinta passagem Kanaan e Rubinho trocariam suas posições e Newgarden deixaria Rahal para trás na sexta. Rahal, no entanto, recuperou o quarto lugar um giro depois, que também teve Ryan Briscoe passando Marco Andretti. O norte-americano voltaria a ser ultrapassado na nona volta, dessa vez por Tony Kanaan, que entrava no top-10. Na mesma volta, Helio Castroneves mudava de estratégia, antecipando sua parada e inaugurando os pit-stops. Simon Pagenaud fez o mesmo na 11ª volta.
Inauguradas as paradas, os dez primeiros na volta 12 eram: Power, Franchitti, Dixon, Rahal, Newgarden, Conway, Hunter-Reay, Hinchcliffe, Briscoe e Kanaan. E até a 16, nem sinal de pit-stop para os líderes, apenas pilotos em posições intermediárias vinham para trocar pneus e colocar etanol no tanque. Na 17, Power conseguira a margem de 3s e ia administrando o desgaste dos pneus e o gasto do combustível.
Dixon foi o primeiro dos líderes a parar, no 18º giro, seguido por Newgarden, Kanaan e Kimball. Depois, Franchitti foi aos pits na 20ª, junto com Rahal. Na mesma volta, Katherine Legge provocava o primeiro acidente, saindo de traseira e acertando o muro. Ela seguiu na prova, porém teve de voltar aos boxes, porque teve o pneu traseiro esquerdo estourado.
Se a bandeira amarela não veio no acidente de Legge, Ryan Briscoe tratou de resolver o problema. O australiano da Penske, pegou um sobressalto do asfalto e ficou sem o controle do bólido para contornar a curva que leva à reta da marginal, batendo no muro de proteção externo. Com o safety car, os dez primeiros eram: Power, Franchitti, Hunter-Reay, Dixon, Conway, Rahal, Pagenaud, Castroneves, Newgarden e Barrichello.
A relargada veio na 26ª volta e eliminou Dario Franchitti da disputa. O escocês ficou por fora na tomada do S do Samba e ficou sem espaço para entar ultrapassar Hunter-Reay, que, espertamente, assumiu a segunda posição. Seguiu-se uma tremenda confusão, onde muitos cortaram a curva 1 para escapar do rodado carro da Ganassi, que, em um belo esforço, voltou à corrida, porém no fim da fila. Bandeira amarela novamente. Após a confusão, os dez primeiros tinham sido bastante modificados. Power continuava a liderar, mas agora seguido por Hunter-Reay, Dixon, Castroneves, Barrichello, Kanaan, Viso, Hildebrand, Hinchcliffe e Sato. Houve uma tentativa de relargada na volta 29, mas novo acidente chamou o Safety Car de volta à pista. Antes disso, Kanaan mostrava arrojo e bela ultrapassagem sobre Barrichello e Castroneves. Um pouco mais atrás, o acidente tirava Newgarden, Kimball, Bourdais e Jakes.
Enquanto a bandeira amarela ainda vigorava, Helio foi aos boxes na volta 31 para colocar pneus macios. No mesmo giro, Simona de Silvestro ficava a pé, com problemas em sua Lotus HVM.
Foi mostrada a bandeira verde na 33ª passagem. Kanaan tentou passar Dixon, mas não teve vida fácil. Hunter-Reay manteve o segundo lugar e partiu para cima de Power com seus pneus vermelhos, enquanto o australiano calçava os pretos.
Na volta 37, Franchitti já se mostrava novamente para as câmeras, ultrapassando Castroneves na curva que leva à reta principal, em briga válida pela oitava colocação.
Os dez primeiros, com a chegada da 40ª volta, eram: Power, Hunter-Reay, Dixon, Kanaan, Barrichello, Viso, Bia Figueiredo, Franchitti, Castroneves e Sato. Destaque para o bom ritmo da brasileira no carro da Andretti. Um giro mais tarde, Kanaan era chamado pela KV para reabastecer e trocar pneus.
Castroneves, em estratégia diferente, também ia voltando aos primeiros lugares, ultrapassando Bia na 43ª passagem, em briga válida pela sétima posição.
Na volta 46, foi a vez de Dixon ir ao box da Ganassi, que promoveu Barrichello momentaneamente ao terceiro lugar. Momentaneamente porque o brasileiro foi para o box na volta 47. Com as paradas, Franchitti já aparecia no terceiro lugar e Castroneves era o quarto, com uma surpreendente Bia na quinta colocação. A brasileira foi aos boxes na volta 49.
O líder Power e o vice-líder Hunter-Reay foram para os pits na 51ª volta. E Power já voltou para a pista perdendo posição para Dixon. Franchitti assumiu a ponta e logo parou. Dando a liderança a Castroneves, que também foi ao box na volta 55. O brasileiro, no entanto, de pneus frios, voltou pressionado por Viso e errou, perdendo duas posições. Restando 19 voltas, os dez primeiros estavam assim: Dixon, Power, Hunter-Reay, Viso, Franchitti, Casroneves, Barrichello, Sato, Hinchcliffe e Hildebrand. Power, que tinha a corrida na mão por boa parte do tempo, ia sofrendo para chegar em Dixon, que ainda precisava fazer um pit-stop. Quem seguia mostrando bela performance era Bia Figueiredo, com belas ultrapassagens nas curvas 1 e 2, em disputas no pelotão intermediário.
Dois acidentes a 13 voltas do fim davam fôlego a Dixon: Stefan Newgarden perdia o controle do carro e “estacionava” na barreira de proteção externa da reta da Marginal e Ed Carpenter rodava na curva que dá acesso ao sambódromo. Bandeira amarela. Assim, Dixon poderia apostar na economia de combustível para manter-se na pista sem precisar de seu último pit-stop.
Dixon, no entanto, preferiu não arriscar e foi para o box, voltando na 13ª colocação.
A nove voltas do fim, os dez primeiros estavam assim: Power, Hunter-Reay, Franchitti, Castroneves, Sato, Hinchcliffe, Conway, Hildebrand, Andretti, Rahal. Foi aí que veio a bandeira verde e, novamente, a bandeira amarela, graças a um incidente com oito carros, que prejudicaram Tony Kanaan e Bia Figueiredo. Antes disso, Takuma Sato acelerou rápido e saltou para o terceiro.
Após muito esforço, Bia conseguiu voltar para a prova, com uma mãozinha dos comissários, porém uma volta atrás.
Com os incidentes, os dez primeiros foram modificados novamente. A cinco voltas do fim, estavam assim: Power, Hunter-Reay, Sato, Franchitti, Castroneves, Hinchcliffe, Hildebrand, Kimball, Viso e Barrichello.
Restando quatro voltas, a bandeira verde sinalizou a relargada para a “sprint race” da SP Indy 300. Helio acelerou antes que Franchitti e pulou para quarto, enquanto Sato vinha “babando” para passar Hunter-Reay, que segurou o segundo posto.
1. Will Power (Team Penske/Chevrolet), 75 voltas
2. Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport/Chevrolet), a 0.9045
3. Takuma Sato (Rahal Letterman Lanigan Racing/Honda), a 2.3905
4. Helio Castroneves (Team Penske/Chevrolet), a 4.5489
5. Dario Franchitti (Chip Ganassi Racing/Honda), a 5.1722
6. James Hinchcliffe (Andretti Autosport/Chevrolet), a 6.2615
7. JR Hildebrand (Panther Racing/Chevrolet), a 8.3764
8. Charlie Kimball (Chip Ganassi Racing/Honda), a 8.5905
9. EJ Viso (KV Racing Technology/Chevrolet), a 10.3449
10. Rubens Barrichello (KV Racing Technology/Chevrolet), a 10.8477
11. Oriol Servia (Dreyer & Reinbold Racing/Lotus), a 24.4771
12. Simon Pagenaud (Schmidt-Hamilton Motorsports/Honda), a 1 volta
13. Tony Kanaan (KV Racing Technology/Chevrolet), a 1 volta
14. Marco Andretti (Andretti Autosport/Chevrolet), a 1 volta
15. James Jakes (Dale Coyne Racing/Honda), a 1 volta
16. Graham Rahal (Chip Ganassi Racing/Honda), a 1 volta
17. Scott Dixon (Chip Ganassi Racing/Honda), a 1 volta
18. Sebastien Bourdais (Lotus-Dragon Racing/Lotus), a 1 volta
19. Mike Conway (Andretti Autosport/Chevrolet), a 2 voltas
20. Ana Beatriz (Andretti Autosport/Chevrolet), a 2 voltas
21. Ed Carpenter (Ed Carpenter Racing/Chevrolet), a 3 voltas
22. Justin Wilson (Dale Coyne Racing/Honda), a 9 voltas
23. Josef Newgarden (Sarah Fisher Hartman Racing/Honda), a 14 voltas
24. Simona de Silvestro (HVM/Chevrolet), a 47 voltas
25. Ryan Briscoe (Team Penske/Chevrolet), a 54 voltas
26. Katherine Legge (Lotus-HVM Racing/Lotus), a 55 voltas
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