O japonês Takuma Sato conquistou uma vitória histórica neste domingo, ao cruzar em primeiro lugar a linha de chegada do Grande Prêmio de Long Beach, terceira etapa da temporada 2013 da Fórmula Indy. Graças ao feito, Sato se tornou o primeiro piloto japonês da história a vencer na categoria, e ainda encerrou longos jejuns em sua carreira e no currículo da equipe AJ Foyt.
Com o resultado na Califórnia, Sato voltou a subir ao topo do pódio, o que não conseguia desde que disputou a Fórmula 3 em 2001 – desde então, passou pela Fórmula 1 (2002 a 2008) e chegou à Fórmula Indy (desde 2010), mas sem que tivesse vencido uma corrida neste período. De quebra, ainda foi o terceiro pódio de Sato na Indy – em 2012, ele foi terceiro em São Paulo e segundo em Edmonton.
Para a equipe AJ Foyt, o jejum encerrado foi igualmente longo. Com seis vitórias no fim da década de 90, sendo quatro com o sueco Kenny Brack, o time não subia ao topo do pódio desde que o brasileiro Ayrton Daré foi o primeiro na etapa do Kansas em 2002.
Sato, que largou na quarta colocação, deixou para trás o americano Graham Rahal, da Rahal-Letterman. Justin Wilson, companheiro de Bia Figueiredo na Dale Coyne, completou o pódio após ter largado na 23ª colocação. Dario Franchitti (Chip Ganassi) e JR Hildebrand (Panther) vieram logo atrás, respectivamente em quinto e sexto lugares.
A bandeirada final foi dada sob bandeira amarela, já que Tony Kanaan se acidentou ao ser tocado por Oriol Servià na penúltima das 80 voltas. Ainda assim, o baiano da KV Racing cruzou a linha de chegada em 19º. Helio Castroneves foi o sexto colocado, enquanto Bia Figueiredo foi a 14ª colocada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião sobre a materia ou até mesmo sobre o blog!!