Bruno Senna arrisca em Silverstone e estreia vencendo no WEC |
Piloto da Aston Martin anda no molhado com pneus de seco e segura liderança na classe |
SÃO
PAULO - Uma aposta arriscada de Bruno Senna ajudou a Aston Martin a conquistar a
vitória nas 6 Horas de Silverstone, prova de abertura da temporada 2013 do
Campeonato Mundial de Endurance - WEC. Ao assumir o volante do Vantage V8 da
Aston Martin da classe GTE Pro, o piloto brasileiro foi surpreendido pela
chegada da chuva num momento em que sua equipe liderava com 15 segundos de
vantagem para a Ferrari do japonês Kamui Kobayashi e do finlandês Toni Vilander.
Acreditando na melhoria do tempo, Bruno decidiu se manter na pista com pneus de
seco, enquanto a Ferrari optou pela troca pelos intermediários. "Andei oito
voltas com slicks, sem experiência com o carro nessas condições, mas a aposta
deu certo", festejou Bruno, que estreou com o pé direito na nova categoria - o
carro saiu na pole, comandou as 171 voltas e ainda fez o giro mais
rápido.
Velho frequentador do pódio de Silverstone, que conhece bem dos seus dias na Fórmula 3 e na Fórmula GP2, Bruno elogiou o trabalho da equipe oficial da Aston Martin. "Foi um dia muito bom. O carro estava sólido desde os treinos classificatórios. Hoje, não deu nenhum problema. Só precisamos nos preocupar em reabastecer, trocar pneus e mudar os pilotos, sem qualquer drama", explicou Bruno. Terceiro a ocupar o cockpit do modelo inglês, Bruno louvou o esforço do alemão Stefan Mücke, integrante do trio completado pelo britânico Darren Turner."Ele largou e conseguiu imprimir um ritmo forte que nos manteve à frente", explicou. Pelo planejamento da equipe, Bruno deveria estar ao volante para receber a bandeira quadriculada, mas as duas neutralizações da prova para limpeza de detritos na pista diminuíram o ritmo, baixaram o consumo de combustível e permitiram que Turner esticasse a sua tocada. "Eu andaria apenas mais sete voltas. Quando ele parou pela última vez para colocar combustível, fazia todo sentido que não houvesse a troca do piloto", disse. Apesar da alegria pelo resultado, Bruno fez questão de manter os pés no chão e reforçar o discurso segundo o qual o campeonato será intensamente disputado. Todos os carros da GTE Pro completaram a corrida e espera-se a estreia de outros competidores em Spa, onde o calendário voltará a ser movimentado dia 4 de maio. "Vai ser muito difícil. Hoje, os problemas mecânicos foram poucos. Nosso carro está superconfiável, mas os adversários também estão fortes", concluiu. Entre os supervelozes protótipos da LMP1, o escocês Alan McNish, o dinamarquês Tom Kristensen e o francês Loic Duval comandaram a dobradinha do Audi R18 e-tron quattro, percorrendo a distância total em 197 voltas e superando o segundo carro da fábrica alemã - dividido por Lotterer-Tréluyer-Fassler - por menos de quatro segundos. A outra vitória brasileira do dia foi alcançada por Antonio Pizzonia com o Oreca-Nissan da LMP2, juntamente com os ingleses James Walker e Tor Graves. O resultado das 6 Horas de Silverstone na classe GTE: 1 - Aston Martin Racing - Darren TURNER, Stefan MÜCKE, Bruno SENNA - Aston Martin Vantage V8 - 171 voltas 2 - AF Corse - Kamui KOBAYASHI, Toni VILANDER - Ferrari F458 Italia - a 1 volta 3 - Aston Martin Racing - Paul DALLA LANA, Frédéric MAKOWIECKI, Pedro LAMY - Aston Martin Vantage V8 - a 1 volta 4 - Porsche AG Team Manthey - Marc LIEB, Richard LIETZ, Romain DUMAS - Porsche 911 RSR - a 1 volta 5 - AF Corse - Gianmaria BRUNI, Giancarlo FISICHELLA, - Ferrari F458 Italia - a 1 volta 6 - Porsche AG Team Manthey - Jörg BERGMEISTER, Patrick PILET, Timo BERNHARD - Porsche 911 RSR - a 3 voltas Márcio Fonseca (MTb 14.457) Telefone: (11) 994-342-082 E-mail:fonsecamarcio@terra.com.br |
Pesquisar este blog
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Para aqueles que não acreditavam no talento do menino!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião sobre a materia ou até mesmo sobre o blog!!