Pesquisar este blog

sábado, 31 de agosto de 2013

Tudo o que vai acontece neste final de semana no mundo da velocidade!!

Final de semana bem movimentado e repleto de velocidade!! e preparar a poltrona !!!



segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Que Marmelada na F - Indy!



Beneficiado por uma polêmica punição ao neozelandês Scott Dixon, que liderava a prova até ser obrigado a fazer um "drive-through" pelos boxes, o australiano Will Power ganhou neste domingo a etapa de Sonoma da Fórmula Indy. A vitória no circuito californiano, nos Estados Unidos, acabou com um longo jejum do piloto da equipe Penske, que não era o primeiro colocado desde abril do ano passado, em São Paulo.

Dixon liderava a corrida e caminhava para uma vitória tranquila neste domingo. Aí, acabou atropelando um mecânico da equipe de Power, ao fazer um pit stop quando faltavam 20 voltas para o final, e foi penalizado pela direção de prova, o que abriu espaço para o australiano assumir a ponta. No acidente, o neozelandês atingiu outro funcionário da Penske - ninguém ficou ferido -, mas ele reclamou da punição.



 Segundo Dixon, o mecânico da Penske, Travis Law, invadiu seu espaço de pit stop, o que acabou provocando o acidente - o outro funcionário da equipe atingido posteriormente foi Justin Bosch. "Eu estava em linha reta e ele veio até nós", contou o piloto. Mas, depois de analisar o vídeo diversas vezes, a direção de prova resolveu punir o neozelandês da Ganassi, dizendo que zelava pela segurança no pit lane.

Como foi obrigado a fazer um "drive-through" pelos boxes, Dixon terminou a corrida apenas em 15º lugar. Melhor para o brasileiro Hélio Castroneves, também da Penske, que terminou na sétima posição e conseguiu aumentar sua vantagem na liderança do campeonato. Agora, são 39 pontos de diferença entre o piloto do Brasil e o neozelandês, que é o segundo colocado - a disputa do título parece restrita aos dois.

Enquanto Power conseguiu a sua primeira vitória em 2013, tornando-se o 10º piloto diferente a ganhar na temporada, o inglês Justin Wilson chegou em segundo lugar e o escocês Dario Franchitti, que tinha largado na pole position, foi o terceiro colocado. Já o outro piloto brasileiro na categoria, Tony Kanaan, terminou na 13ª posição. Agora, a próxima etapa da Indy será no domingo que vem, em Baltimore (EUA).

Mas sabe de uma bela Marmelada!

domingo, 25 de agosto de 2013

E os motores voltam a roncar em Caruaru!

 
 
 
No próximo final de semana teremos mais uma etapa do Campeonato Pernambucano de Marcas e Pilotos 2013, contando com a presença de vários pilotos da região e garantindo pegas emocionantes para o público presente.

Mesmo após o bom resultado obtido nas duas primeiras provas do ano, o piloto cearense Thiago Barbosa ainda não confirmou presença. Rogério Santos vencedor da etapa anterior e líder do campeonato, garante que este evento será ainda melhor que o anterior e atrairá ainda mais pilotos para a categoria.
 
 
Leonel Neto atual campeão pernambucano, conquistou a terceira colocação na etapa anterior e promete ir para cima dos adversários ainda nas primeiras voltas e tomar a liderança do campeonato de Rogério. Outro piloto que dará trabalho é Adésio Santos, que mesmo sendo o mais rápido na prova passada, acabou abandonando por problemas mecânicos e prejudicando seu resultado no campeonato.
 


Na categoria Marcas B a liderança está com a dupla Adalberto Novaes e Guilherme Ferraz, seguidos de perto pelo experiente piloto Everson Piasson.

Os portões do Autódromo Internacional Ayrton Senna se abrem já na sexta-feira (30) a partir das 9h com o início dos treinos livres e os motores roncarão pra valer no domingo (01) a partir das 10h. A entrada para o público será livre através do Portão 01.

Os pilotos poderão se inscrever através do site ou no próprio autódromo. Toda a programação do evento está disponível no site www.marcasepilotospe.com.br.

Maiores informações:

informações@marcasepilotospe.com.br
www.facebook.com/MarcasePilotosPE

Fone: (81) 3204-3208
 

Depto. Imprensa
Marcas e Pilotos PE

Nenhuma novidade na Ponta da F-1!

Não teve para ninguém. A chuva prometida não apareceu, e Sebastian Vettel fez o que dele se esperava. Ganhou o GP da Bélgica, fortalecendo o favoritismo da Red Bull na veloz pista belga neste domingo (25). A verdade é que Vettel não viu adversários desde a ultrapassagem em Lewis Hamilton ainda na primeira volta e nem Fernando Alonso, em ótimo início de corrida, conseguiu parar o alemão, que caminha agora a passos ainda mais largos rumo ao tetracampeonato. Alonso e Hamilton completaram o pódio. Felipe Massa foi o sétimo.
  
 



Saiba como foi o GP da Bélgica de F1 neste domingo

Sem chuva e com a maioria calçada com pneus médios – a exceção era os dois carros da Marussia e Daniel Ricciardo, a largada em Spa-Francorchamps neste domingo (25) não viu incidentes na temida e apertada La Source. O pole Lewis Hamilton ainda conseguiu manter a ponta no contorno da primeira curva, mas foi logo atacado por um faceiro Sebastian Vettel. E a ultrapassagem aconteceu na reta após a Eau Rouge. Vettel já era líder no final da Kemmel.

Um pouco mais atrás, Nico Rosberg se aproveitou de mais uma má largada de Mark Webber para pular para terceiro, trazendo consigo um veloz Jenson Button. Outro que saiu muito bem foi Fernando Alonso. Partindo de nono, o espanhol virou a primeira volta em quinto, já infernizando Button. A manobra para superar o inglês da McLaren viria duas passagens mais tarde.

 Assim, a primeira volta fechou com Sebastian na frente, seguido de Hamilton, Rosberg, Button, Alonso, Paul di Resta, Nico Hülkenberg, Romain Grosjean e Kimi Räikkönen, no décimo posto. Felipe Massa era apenas o 12°.

Passada a agitação dos primeiros giros, o tricampeão vinha 3s9 à frente de Hamilton, enquanto Alonso, agora em quarto, superava Nico, para assumir o terceiro lugar. Uma passagem antes, Webber assumiu o quinto posto, empurrando Jenson para sexto.

Enquanto lá na frente Sebastian já tinha quatro segundos de dianteira, Lewis se via às voltas com a aproximação de Alonso, que estava na casa dos 3s. Mais atrás, Massa pulava para 11° depois de se aproveitar de uma briga entre Pérez e Grosjean, que acabou com o francês fora da pista.  O incidente, claro, foi parar na sala dos comissários. Mais tarde, a punição de drive-through foi aplicada ao mexicano, por ter forçado o adversário a sair da pista na disputa.

No pelotão imediatamente da frente, Räikkönen tomava de Hülkenberg a oitava posição. Duas voltas depois, no décimo giro, Massa e Hülkenberg foram para os boxes, abrindo os trabalhos dos mecânicos. Charles Pic seguiu os dois. O brasileiro voltou com os pneus de cor cinza, enquanto o alemão optou pelos compostos duros. Na pista, Räikkönen tentava o sétimo posto de Di Resta, mas nem teve tanto trabalho, já que o escocês decidira parar logo em seguida nos pits.

E os pits ficaram ainda mais movimentados com as trocas de Hamilton, Rosberg, Adrian Sutil e Jean-Éric Vergne. Enquanto isso, Massa crava a melhor volta da corrida, em 1min54s244. E aí vieram, a partir da 14ª volta, as paradas de Alonso e Webber. Vettel, que não queria nada com nada, permanecia na pista, agora seguido por Button e Räikkönen.

Fernando Alonso fez grande largada pulando de nono para quinto (Foto: Getty Images)

O pit-stop do alemão da Red Bull aconteceu na passagem seguinte. Seb voltou em segundo, logo atrás de Button, que se recusava a visitar os boxes. E não perdeu tempo atrás do inglês, superando o rival logo em seguida. Já Alonso, que havia voltado atrás de Lewis, também não demorou a passar o britânico. De novo em uma grande manobra, na Les Combes, o ferrarista assumiu a terceira posição, com seis segundos de desvantagem para o líder Vettel.

Mas o espanhol queria mais. Chegou em Jenson no 17° giro, passou e foi embora. Button, por sua vez, finalmente foi aos boxes. Então, com 20 voltas, a corrida tinha o seguinte desenho: Vettel, Alonso, Hamilton, Rosberg, Webber, Grosjean, Button, Massa, Räikkönen e Esteban Gutiérrez, que ainda não havia parado. Aliás, além do mexicano, apenas Grosjean também não tinha trocado os pneus.

Na ponta, Fernando tentava alcançar Sebastian, mas ambos andavam praticamente nos mesmos tempos. Por isso, a diferença acabou estacionada em 7s7. E os dois ainda haviam optado pelos compostos médios, como a maioria no top-10.

Mais atrás, Massa, que havia perdido a batalha para Button momentos antes, agora lidava com os ataques de Räikkönen pelo sétimo posto. Vettel, Alonso, Hamilton, Rosberg, Webber, Button, Massa, Räikkönen, Sutil e Di Resta formavam os dez primeiros, enquanto Grosejan, na 23ª passagem da prova, finalmente foi aos boxes, calçou os pneus duros e voltou em 13°.

Três voltas mais tarde, Räikkönen acusou problemas, aparentemente de freios, e, sem ter muito mais que fazer, deixou a prova. Ele tentava passar Massa, mas acabou saindo da pista na última curva e daí só teve de levar o carro para os pits, dando um fim a maior sequência de um piloto na zona de pontuação da história da F1.

Apesar da falta da chuva e tudo mais, a corrida belga não poderia passar sem nenhuma confusão. Por isso, Pastor Maldonado acordou os fiscais protagonizando uma grande incidente na última curva do traçado no 28° giro, envolvendo três carros.

O venezuelano da Williams era o 11º e puxava a fila quando foi ultrapassado por Gutiérrez. Sutil pegou carona e foi por fora. Maldonado chegou a tocar na Force India do alemão, danificando um pouco a asa dianteira, e aí foi tentar entrar nos boxes sem ver que Di Resta estava ao lado. Acertou em cheio o escocês, acabando com a corrida do rival. Evidentemente, os comissários também tomaram a cena para análise.

E na 29ª passagem, logo depois dos problemas com Pastor, a Ferrari chamou Alonso para os boxes e o devolveu na terceira posição. Na volta seguinte, foi a vez de Webber. Vettel foi no 31° para os pits. Todos com pneus duros nesta última parte da corrida.

Hamilton, Rosberg e Massa foram aos pits logo em seguida. Button só decidiu ir cinco voltas mais tarde, optando pelos pneus duros também. Assim, a ordem da prova restando pouco mais 12 voltas era: Vettel, Alonso, Hamilton, Rosberg, Webber, Button, Grosjean, Massa, Sutil e Pérez.

Por causa do incidente com as Force India, Maldonado precisou pagar um Stop & Go. A punicao veio na volta 40. Gutiérrez, por sua vez, por ter cortado a chicane na disputa com o piloto da Williams tomou um drive-through.

Totalmente alheio aos dramas os rivais, Vettel seguia tranquilo na ponta, com uma vantagem confortabilíssima de 15 segundos para Alonso. Hamilton completava os três primeiros, enquanto Massa superava Grosjean em uma bonita manobra no fim da reta Kemmel. O brasileiro era sétimo e assim permaneceu até a bandeirada.

 
Pódio do GP da Bélgica de F1 (Foto: Getty Images)

Sebastian levou o carro da Red Bull a mais um triunfo e um dos mais fáceis de 2013, seguido por um aguerrido Alonso. Hamilton completou o pódio belga. Na tabela de pontos, o piloto da Red Bull agora soma 197, contra 151 de Fernando, que voltou ao segundo posto depois do abandono de Räikkönen, o quarto agora. Lewis é o quarto, 58 pontos atrás de Seb.

A F1 reúne agora em duas semanas no mítico circuito de Monza.

Grande Premio (Evelyn Guimarães)

F1, GP da Bélgica, Spa-Francorchamps, final:
       P
1Sebastian VETTELALERed Bull Renault1:23:42.19644 voltas2
2Fernando ALONSOESPFerrari+16.869 2
3Lewis HAMILTONINGMercedes+27.734 2
4Nico ROSBERGALEMercedes+29.872 2
5Mark WEBBERAUSRed Bull Renault+33.845 2
6Jenson BUTTONINGMcLaren Mercedes+40.794 2
7Felipe MASSABRAFerrari+53.922 2
8Romain GROSJEANFRALotus Renault+55.846 1
9Adrian SUTILALEForce India Mercedes+1:09.547 2
10Daniel RICCIARDOAUSToro Rosso Ferrari+1:13.470 2
11Sergio PÉREZMEXMcLaren Mercedes+1:21.936 2
12Jean-Éric VERGNEFRAToro Rosso Ferrari+1:26.740 2
13Nico HÜLKENBERGALESauber Ferrari+1:28.200 2
14Esteban GUTIÉRREZMEXSauber Ferrari+1:40.300 3
15Valtteri BOTTASFINWilliams Renault+1:47.000 2
16Giedo VAN DER GARDEHOLCaterham Renault+1 volta 2
17Pastor MALDONADOVENWilliams Renault+1 volta 3
18Jules BIANCHIFRAMarussia Cosworth+1 volta 2
19Max CHILTONINGMarussia Cosworth+2 voltas 3
 Paul DI RESTAESCForce India Mercedes+18 voltasNC2
 Kimi RÄIKKÖNENFINLotus Renault+19 voltasNC2
 Charles PICFRACaterham Renault+36 voltasNC1
        
 Melhor volta      
 Sebastian VETTELALERed Bull Renault 1:50.756volta 40 
        
RECMark WEBBERAUSRed Bull RB6 1:45.77828/08/2010 
MVSebastian VETTELALERed Bull RB5 1:47.26330/08/2009 
        
 Condições do tempo NUBLADO ar: 19-21ºC | pista: 25-27ºC

Rapidinhas GP2!

James Calado venceu pela primeira vez na temporada 2013 da GP2 na manhã deste domingo (25), em Spa-Francorchamps, na Bélgica. O inglês largou na pole-position na corrida complementar da rodada dupla e não perdeu a liderança em momento algum, embora tenha sofrido pressão do colombiano Julián Leal nas voltas finais.

Fim de semana da GP2 foi dominado por britânicos (Foto: GP2)
Calado fez um início de prova forte e emplacou uma sequência de voltas rápidas para abrir certa vantagem para o adversário mais próximo. Na metade final da disputa, contudo, o piloto da ART perdeu rendimento e permitiu a aproximação de Leal. Sem se deixar intimidar, o britânico manteve o rival quieto na segunda colocação para comemorar a terceira vitória inglesa no fim de semana, após os triunfos de Sam Bird na GP2 no sábado e de Alexander Sims na corrida 2 da GP3 – agora só falta Lewis Hamilton vencer o GP da Bélgica de F1. O pódio foi completado por outro súdito da Rainha, Adrian Quaife-Hobbs.

Do quarteto que disputa o título da categoria, o único que conseguiu cruzar a linha de chegada entre os oito primeiros foi o suíço Fabio Leimer, quinto colocado, atrás de Stéphane Richelmi. Felipe Nasr, Sam Bird e Stefano Coletti acabaram fora da zona de pontuação. Isso deixou Calado se aproximar bastante: agora ele tem 111 pontos, apenas 24 a menos que o líder Coletti – ou seja, é um quinteto que vai brigar pela taça nas últimas três rodadas duplas.

Nasr fez boa prova e conseguiu ganhar 16 posições durante as 18 voltas de corrida em Spa-Francorchamps. Nos últimos metros, porém, acabou segurado por Tom Dillmann – que chegou a cortar a última chicane antes de cruzar a linha de chegada à frente do brasileiro – e ficou em nono depois de largar em último.

Confira como foi a corrida 2 da GP2 na Bélgica:

O pole-position James Calado tracionou bem na pista seca de Spa-Francorchamps e conseguiu chegar à curva La Source sem ser ameaçado pela liderança. Assim como na corrida de ontem, de forma até que surpreendente, ninguém bateu na apertada primeira curva do circuito belga.

Quem não largou tão bem foi o segundo colocado, Stéphane Richelmi, que perdeu a disputa até a freada para o colombiano Julián Leal. Pouco depois, o monegasco foi superadoo também por Adrian Quaife-Hobbs.
James Calado manteve a liderança na largada em Spa (Foto: GP2)
Vindo de trás, líder e vice-líder do campeonato ganharam muitas posições nas voltas iniciais. Stefano Coletti precisou de poucas voltas para saltar de 13º para quinto. Felipe Nasr, que largou em último, passou sete adversários na primeira volta e continuou fazendo ultrapassagens nas passagens seguintes.

O começo de prova impressionante de Coletti fez parecer que o monegasco encerraria a sequência de provas em branco. Porém, a escolha por usar pneus macios nesta corrida curta acabaria custando caro.

Antes, contudo, dele perder rendimento, Calado começou a imprimir um ritmo forte na liderança e cravou volta mais rápida atrás de volta mais rápida. A vantagem entre ele e Leal chegou a ser de mais de 3s, até que o carro da ART perdeu um pouco rendimento e foi permitindo a aproximação do colombiano.

Neste momento, os pneus macios de Coletti já não forneciam aderência nenhuma ao Dallara que ele pilotava. Primeiro, ele perdeu o quinto lugar para Fabio Leimer. Tom Dillmann também não demorou para passá-lo. Depois, de uma vez, o piloto foi ultrapassado por Mitch Evans, Jolyon Palmer e Dani Clos e já ficou fora da zona de pontuação. A situação era tão crítica que ele foi aos boxes para trocar os compostos e acabou longe dos pontos pela quinta vez seguida.

Na ponta, Leal alcançou de vez Calado, mas não chegou a entrar em modo de ataque contra o britânico. Ele seguiu a ART bem de perto, só que o líder da corrida soube se defender bem e, o mais importante, não cometeu nenhum erro que permitisse um bote surpresa. Com essa atuação impecável, a vitória foi mais que merecida.

Quaife-Hobbs recebeu a bandeirada quadriculada colado na dupla, apenas esperando por alguma sobra, e completou o pódio.

Enquanto Coletti sofria e a briga pela vitória acontecia, Nasr tratou de ganhar terreno. Bem mais agressivo do que em outras oportunidades, o brasileiro bem que tentou compensar o erro da corrida de sábado com uma bela atuação neste domingo. Faltou pouco para ele, ao menos, entrar na zona de pontuação.
Felipe Nasr ganhou 16 posições na corrida em Spa (Foto: GP2)
Nasr deixou 16 adversários para trás até se colocar na cola de Dillmann. A pressão do brasileiro foi forte na última passagem, especialmente na chicane que leva para a reta dos boxes. Ali, Dillmann chegou a travar as rodas e passar pela área de escape para conseguir ficar décimos de segundo à frente de Nasr na linha de chegada.

A GP2 volta a se reunir daqui a duas semanas, no circuito italiano de Monza, para a antepenúltima rodada dupla da temporada 2013. Coletti lidera o campeonato com 135 pontos, seguido por Nasr (129), Leimer (128), Bird (121) e Calado (111).

Grande Premio (Renan do Couto)

GP2, Bélgica, Spa-Francorchamps, corrida 2:

1James CALADOINGART36:21.33818 voltas
2Julián LEALCOLRacing Engineering+0.447  
2Adrian QUAIFE-HOBBSINGHilmer+1.532  
4Stéphane RICHELMIMCODams+17.905  
5Fabio LEIMERSUIRacing Engineering+29.053  
6Jolyon PALMERINGCarlin+33.284  
7Johnny CECCOTO JRVENArden+37.321  
8Tom DILLMANNFRARussian Time+40.052  
9Felipe NASRBRACarlin+40.455  
10Mitch EVANSNZLArden+43.421  
11Simon TRUMMERSUIRapax+44.373  
12Sergio CANAMASASESPCaterham+45.170  
13Nathanaël BERTHONFRATrident+45.987  
14Sam BIRDINGRussian Time+47.459  
15Marcus ERICSSONSUEDams+50.141  
16Daniel ABTALEART+50.726  
17Daniel DE JONGHOLMP+50.818  
18Vittorio GHIRELLIITALazarus+53.466  
19Dani CLOSESPMP+54.532  
20René BINDERAUTLazarus+59.796  
21Jake ROSENZWEIGEUAAddax+63.052  
22Alexander ROSSIEUACaterham+78.035  
23Stefano COLETTIMCORapax+81.639  
24Ricardo TEIXEIRAPORTrident+87.956  
25Rio HARYANTOINAAddax+1 volta  
26Robin FRIJNSHOLHilmerNC