Calado fez um início de prova forte e emplacou uma sequência de voltas rápidas para abrir certa vantagem para o adversário mais próximo. Na metade final da disputa, contudo, o piloto da ART perdeu rendimento e permitiu a aproximação de Leal. Sem se deixar intimidar, o britânico manteve o rival quieto na segunda colocação para comemorar a terceira vitória inglesa no fim de semana, após os triunfos de Sam Bird na GP2 no sábado e de Alexander Sims na corrida 2 da GP3 – agora só falta Lewis Hamilton vencer o GP da Bélgica de F1. O pódio foi completado por outro súdito da Rainha, Adrian Quaife-Hobbs.
Do quarteto que disputa o título da categoria, o único que conseguiu cruzar a linha de chegada entre os oito primeiros foi o suíço Fabio Leimer, quinto colocado, atrás de Stéphane Richelmi. Felipe Nasr, Sam Bird e Stefano Coletti acabaram fora da zona de pontuação. Isso deixou Calado se aproximar bastante: agora ele tem 111 pontos, apenas 24 a menos que o líder Coletti – ou seja, é um quinteto que vai brigar pela taça nas últimas três rodadas duplas.
Nasr fez boa prova e conseguiu ganhar 16 posições durante as 18 voltas de corrida em Spa-Francorchamps. Nos últimos metros, porém, acabou segurado por Tom Dillmann – que chegou a cortar a última chicane antes de cruzar a linha de chegada à frente do brasileiro – e ficou em nono depois de largar em último.
Confira como foi a corrida 2 da GP2 na Bélgica:
O pole-position James Calado tracionou bem na pista seca de Spa-Francorchamps e conseguiu chegar à curva La Source sem ser ameaçado pela liderança. Assim como na corrida de ontem, de forma até que surpreendente, ninguém bateu na apertada primeira curva do circuito belga.
Quem não largou tão bem foi o segundo colocado, Stéphane Richelmi, que perdeu a disputa até a freada para o colombiano Julián Leal. Pouco depois, o monegasco foi superadoo também por Adrian Quaife-Hobbs.
Vindo de trás, líder e vice-líder do campeonato ganharam muitas posições nas voltas iniciais. Stefano Coletti precisou de poucas voltas para saltar de 13º para quinto. Felipe Nasr, que largou em último, passou sete adversários na primeira volta e continuou fazendo ultrapassagens nas passagens seguintes.
O começo de prova impressionante de Coletti fez parecer que o monegasco encerraria a sequência de provas em branco. Porém, a escolha por usar pneus macios nesta corrida curta acabaria custando caro.
Antes, contudo, dele perder rendimento, Calado começou a imprimir um ritmo forte na liderança e cravou volta mais rápida atrás de volta mais rápida. A vantagem entre ele e Leal chegou a ser de mais de 3s, até que o carro da ART perdeu um pouco rendimento e foi permitindo a aproximação do colombiano.
Neste momento, os pneus macios de Coletti já não forneciam aderência nenhuma ao Dallara que ele pilotava. Primeiro, ele perdeu o quinto lugar para Fabio Leimer. Tom Dillmann também não demorou para passá-lo. Depois, de uma vez, o piloto foi ultrapassado por Mitch Evans, Jolyon Palmer e Dani Clos e já ficou fora da zona de pontuação. A situação era tão crítica que ele foi aos boxes para trocar os compostos e acabou longe dos pontos pela quinta vez seguida.
Na ponta, Leal alcançou de vez Calado, mas não chegou a entrar em modo de ataque contra o britânico. Ele seguiu a ART bem de perto, só que o líder da corrida soube se defender bem e, o mais importante, não cometeu nenhum erro que permitisse um bote surpresa. Com essa atuação impecável, a vitória foi mais que merecida.
Quaife-Hobbs recebeu a bandeirada quadriculada colado na dupla, apenas esperando por alguma sobra, e completou o pódio.
Enquanto Coletti sofria e a briga pela vitória acontecia, Nasr tratou de ganhar terreno. Bem mais agressivo do que em outras oportunidades, o brasileiro bem que tentou compensar o erro da corrida de sábado com uma bela atuação neste domingo. Faltou pouco para ele, ao menos, entrar na zona de pontuação.
Nasr deixou 16 adversários para trás até se colocar na cola de Dillmann. A pressão do brasileiro foi forte na última passagem, especialmente na chicane que leva para a reta dos boxes. Ali, Dillmann chegou a travar as rodas e passar pela área de escape para conseguir ficar décimos de segundo à frente de Nasr na linha de chegada.
A GP2 volta a se reunir daqui a duas semanas, no circuito italiano de Monza, para a antepenúltima rodada dupla da temporada 2013. Coletti lidera o campeonato com 135 pontos, seguido por Nasr (129), Leimer (128), Bird (121) e Calado (111).
Grande Premio (Renan do Couto)
GP2, Bélgica, Spa-Francorchamps, corrida 2:
1 | James CALADO | ING | ART | 36:21.338 | 18 voltas |
2 | Julián LEAL | COL | Racing Engineering | +0.447 | |
2 | Adrian QUAIFE-HOBBS | ING | Hilmer | +1.532 | |
4 | Stéphane RICHELMI | MCO | Dams | +17.905 | |
5 | Fabio LEIMER | SUI | Racing Engineering | +29.053 | |
6 | Jolyon PALMER | ING | Carlin | +33.284 | |
7 | Johnny CECCOTO JR | VEN | Arden | +37.321 | |
8 | Tom DILLMANN | FRA | Russian Time | +40.052 | |
9 | Felipe NASR | BRA | Carlin | +40.455 | |
10 | Mitch EVANS | NZL | Arden | +43.421 | |
11 | Simon TRUMMER | SUI | Rapax | +44.373 | |
12 | Sergio CANAMASAS | ESP | Caterham | +45.170 | |
13 | Nathanaël BERTHON | FRA | Trident | +45.987 | |
14 | Sam BIRD | ING | Russian Time | +47.459 | |
15 | Marcus ERICSSON | SUE | Dams | +50.141 | |
16 | Daniel ABT | ALE | ART | +50.726 | |
17 | Daniel DE JONG | HOL | MP | +50.818 | |
18 | Vittorio GHIRELLI | ITA | Lazarus | +53.466 | |
19 | Dani CLOS | ESP | MP | +54.532 | |
20 | René BINDER | AUT | Lazarus | +59.796 | |
21 | Jake ROSENZWEIG | EUA | Addax | +63.052 | |
22 | Alexander ROSSI | EUA | Caterham | +78.035 | |
23 | Stefano COLETTI | MCO | Rapax | +81.639 | |
24 | Ricardo TEIXEIRA | POR | Trident | +87.956 | |
25 | Rio HARYANTO | INA | Addax | +1 volta | |
26 | Robin FRIJNS | HOL | Hilmer | NC |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião sobre a materia ou até mesmo sobre o blog!!