Le Mans 2013
Comprovando o favoritismo e
dominância da Audi, o R18 #2 faturou neste domingo as 24 Horas de Le Mans,
comandado por após apresentar uma prova de dominância tranquila e fácil. A
vitória marcou o terceiro triunfo da Audi na temporada, e a nona de Tom
Kristensen, primeira desde 2008, ampliando ainda mais seu recorde.
No LMP1, o R18 #3, da equipe das quatro argolas e que foi comandado por
Lucas di Grassi, fechou o final de semana em terceiro. Para um brasileiro, é o
melhor resultado na competição desde 2008, quando Ricardo Zonta, com um Peugeot
908 HDi, chegou na mesma colocação. Entre ambas as Audi ficou o Toyota #8,
pilotado por Sebastian Buemi.
Na última parte da prova, a chuva veio forte na pista. Junto com ela, as
condições da pista também caíram, provocando alguns acidentes. O primeiro deles
foi o do Toyota #7, que derrapou no traçado e bateu no muro de segurança na
curva Porsche.
Após um reparo no protótipo da equipe, o carro voltou para a pista. Como
estava com larga vantagem dos adversários que o seguiam, retornou na mesma
posição em que entrou nos boxes, na quarta colocação, posição também final da
equipe.
Na LMP2, A Oak Racing mostrou sua força e fechou o final de semana com
seus dois Morgan-Nissan na ponta. Seguindo, veio o Orenca 03-Nissa #26, da
G-Drive.
A divisão GTE Pro, na reta final da prova, o Vantage V8 #99, de Bruno
Senna, sofreu um acidente, obrigando o time a abandonar. A Porsche também
mostrou sua dominância na classe, e os Porsche 911 #92 e #91 ficaram com as
melhores colocações. Fechando o top-3 vem o Aston Martin #97 comandado por Stefan
Mucke.
EM GTE Am, o Porsche 911, que leva no volante Raymond Narac, Christophe
Bourret e Jean-Karl Vernay, triunfou na categoria, pela Imsa Performance. Em
seguida, fecharam o final de semana as Ferrari 458 da AF Corse.
Já Bruno Senna favorito e que vinha liderando com tranquilidade aprova em sua categoria junto com sua equipe Na classe GTE Pro, o Vantage V8 #99 da Aston Martin, de Bruno Senna, liderava a categoria, quando pilotado pelo brasileiro. Porém, quando o brasileiro passou o carro para seu companheiro Fred Makowiecki, o francês sofreu um forte acidente, obrigando a saída do safety car para a pista e da equipe da corrida.
Já Bruno Senna favorito e que vinha liderando com tranquilidade aprova em sua categoria junto com sua equipe Na classe GTE Pro, o Vantage V8 #99 da Aston Martin, de Bruno Senna, liderava a categoria, quando pilotado pelo brasileiro. Porém, quando o brasileiro passou o carro para seu companheiro Fred Makowiecki, o francês sofreu um forte acidente, obrigando a saída do safety car para a pista e da equipe da corrida.
Classe LMP1 (cinco primeiros)
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Pos.
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Equipe/Modelo/Pilotos
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Tempo final
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1º.
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Audi #2 R18 e-tron quattro (Tom Kristensen/Allan McNish/Loic Duval)
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348 voltas
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2º.
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Toyota #8 TS030 Hybrid (Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Stéphane
Sarrazin)
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a 1 volta
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3º.
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Audi #3 R18
e-tron quattro (Marc Gené/Oliver Jarvis/Lucas di Grassi)
|
a 1 volta
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4º.
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Toyota #7 TS030
Hybrid (Alexander Wurz/Nicolas Lapierre/Kazuki Nakajima)
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a 7 voltas
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5º.
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Audi #1 R18
e-tron quattro (André Lotterer/Benoît Tréluyer/Marcel Fassler)
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a 10 voltas
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Classe LMP2 (cinco primeiros)
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1º.
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OAK #35 Morgan-Nissan (Bertrand Baguette/Martin Plowman/Ricardo
González)
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329 voltas
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2º.
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OAK #24 Morgan-Nissan (Olivier Pla/Alex Brundle/David Heinemeier
Hansson)
|
a 1 volta
|
3º.
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G-Drive #26 Oreca 03-Nissan (Roman Rusinov/John Martin/Mike Conway)
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a 2 voltas
|
4º.
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Greaves #42 Zytek
Z11SN-Nissan (Michael Krumm/Jann Mardenborough/Lucas Ordóñez)
|
a 2 voltas
|
5º.
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PeCom #49 Oreca
03-Nissan (Luis Pérez-Companc/Pierre Kaffer/Nicolas Minassian)
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a 4 voltas
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Classe GTE-Pro (cinco primeiros)
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1º.
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Porsche #92 911 RSR (Marc Lieb/Richard Lietz/Romain Dumas)
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315 voltas
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2º.
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Porsche #91 911 RSR (Jorg Bergmeister/Patrick Pilet/Timo Bernhard)
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a 2min10s631
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3º.
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Aston Martin #97 Vantage V8 (Stefan Mucke/Darren Turner/Peter
Dumbreck)
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a 1 volta
|
4º.
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Corvette #73 C6.R (Antonio García/Jan Magnussen/Jordan Taylor)
|
a 1 volta
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5º.
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AF Corse #71 458
Italia GT2 (Olivier Beretta/Kamui Kobayashi/Toni Vilander)
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a 3 voltas
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Aston Martin #99 Vantage V8 (Frédéric Makowiecki/Bruno Senna/Rob Bell)
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abandonou na 249ª
volta
|
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Classe GTE-Am (cinco primeiros)
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1º.
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Imsa #76 Porsche 997 GT3-RSR (Raymond Narac/Jean-Karl
Vernay/Christophe Bourret)
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306 voltas
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2º.
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AF Corse #55 458
Italia GT2 (Piergiuseppe Perazzini/Darryl O’Young/Lorenzo Casè)
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a 1 volta
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3º.
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AF Corse #61 458 Italia GT2 (Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci)
|
a 1 volta
|
4º.
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Dempsey Del Piero #77 Porsche 997 GT3-RSR (Patrick Dempsey/Joe
Foster/Patrick Long)
|
a 1 volta
|
5º.
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Larbre #50 Corvette C6.R (Patrick Bornhauser/Julien Canal/Ricky
Taylor)
|
a 4 voltas
|
O pódio do evento prestou uma homenagem à Allan Simonsen, que morreu
decorrente de um forte acidente logo nos primeiros minutos da corrida. Foi
hasteada uma bandeira da Dinamarca, país natal do piloto, e do também vencedor
Kristensen.
A quarta etapa do calendário oficial do campeonato, próxima da
temporada, será ás 6 Horas de São Paulo dia 1º de setembro.
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